A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (25), a Operação Dupla Jornada, com o objetivo de combater práticas de corrupção na Unidade de Polícia de Migração da Delegacia da PF, em Porto Seguro (BA).
A ação já resultou no cumprimento de dois mandados de busca e apreensão: um em um imóvel de um servidor terceirizado e outro na própria sede da unidade.
Cobranças irregulares e esquema ilegal
Durante a investigação, a PF identificou que um colaborador estava cobrando valores indevidos de estrangeiros, sob a justificativa de facilitar processos de imigração, naturalização e autorização de residência. Além disso, foram apuradas cobranças de taxas acima do permitido e fora do sistema oficial de emissão das Guias de Recolhimento da União.
A Polícia Federal reforçou que o agendamento dos serviços de imigração é feito exclusivamente pelos portais eletrônicos oficiais, garantindo que os estrangeiros emitam suas Guias de Recolhimento e realizem os pagamentos diretamente à União.
A Operação Dupla Jornada busca coibir essas práticas irregulares e assegurar transparência e legalidade nos serviços prestados a imigrantes.
Redação