A sondagem no solo para as obras da ponte Salvador-Itaparica foi iniciada nesta quarta-feira (21) na capital baiana. O mesmo serviço teve início em janeiro na ilha.
Realizado pela concessionária à frente da construção, operação e manutenção do novo sistema rodoviário, o processo consiste na perfuração para coleta de amostras do solo. Todo o processo de sondagem tem previsão de ser concluído em dezembro de 2024. Já os canteiros de obras começarão a ser mobilizados no início de 2025.
A sondagem iniciada nesta quarta, foi feita em uma área próxima ao terminal do ferry-boat, com uso de uma perfuratriz para obter fragmentos do solo no local onde posteriormente será instalado um pilar da ponte.
De acordo com o governo da Bahia, essa etapa é fundamental para compreender as características do terreno e definir a fundação da estrutura. Posteriormente, tais amostras serão enviadas para um laboratório, onde são feitas análises detalhadas do material.
O atual cronograma de trabalho prevê o início da sondagem no mar após a finalização do serviço em terra. A etapa marítima deve acontecer em março, quando serão utilizadas plataformas nas áreas da Baía de Todos-os-Santos, consideradas águas rasas, com até 10 metros de profundidade.
Na sequência, a sondagem será feita em águas profundas, com mais de 10 metros de lâmina d’água e uso de balsas que estarão acopladas com perfuratrizes para fazer a coleta de amostras do solo marinho.
“Estamos avançando com o serviço de sondagem em terra e muito em breve vamos iniciar as atividades no mar. Para essa nova etapa na Baía de Todos-os-Santos iremos contar com o auxílio de equipamentos chineses, como o sistema de compensação de ondas. O intercâmbio tecnológico Brasil-China será um dos legados desse grande investimento que estamos fazendo”, disse o presidente da concessionária, Cláudio Villas Boas.
Plano de desenvolvimento econômico e social
O governo da Bahia promete que o Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda, capaz de impulsionar a economia de todo o estado, com a geração de sete mil empregos.
Dez milhões de baianos devem ser contemplados em cerca de 250 municípios.
A expectativa é de que esse investimento fomente o desenvolvimento econômico a partir da atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário.
O novo sistema também deve impulsionar o turismo de modo sustentável, já que a distância entre Salvador e zonas turísticas, como as regiões sul e baixo sul, será reduzida em mais de 100 km.
Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Na capital, serão 4 km de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos, composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa.
Já em Vera Cruz, o fluxo de veículos oriundos da ponte será direcionado para uma nova via expressa com 22 km, que será construída na região de Mar Grande, e segue até as proximidades de Cacha Pregos. Por fim, será duplicado um trecho de 8 km da BA-001 desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, onde encerra a área de atuação da Concessionária.
Esse investimento de aproximadamente R$ 9 bilhões é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado por dois grandes grupos do segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC). O contrato assinado em novembro de 2020 estabelece uma concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção do equipamento.
Fonte /Bahia