A implantação da placa veicular padrão Mercosul, que começaria na Bahia a partir do dia 24 de dezembro, teve o prazo prorrogado pela terceira vez, e transferida para o dia 26 de dezembro.
De acordo com informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a nova mudança foi deliberada em função do natal, quando muitos funcionários estão em período facultativo.
“Nós estamos todos preparados. O Denatran solicitou que a Bahia entrasse até o dia 24, mas por se tratar, o dia 24, nas repartições públicas do estado, de ponto facultativo, nós vamos voltar no dia 26. E no dia 26, já volta com o novo padrão”, explica Matheus Braga, presidente da Comissão de Placas do Detran.
Com a alteração, o motorista que emplacar o veículo até esta sexta-feira (21) continuará com o modelo vigente. Depois disso, será feita uma atualização no sistema do Detran para o novo padrão.
“Até sexta-feira, meio-dia, você pode emplacar no modelo atual. A partir daí, nós vamos parar, fazer uma atualização no sistema, e aí, no dia 26, já volta com o novo padrão”, acrescenta Braga.
Placas Mercosul
A nova placa será obrigatória para os veículos zero quilômetro e nos casos de transferência de propriedade, de jurisdição e de município e alteração de categoria do veículo.
O valor médio cobrado pelas placas atuais no estado é de R$ 195. Conforme o Detran, a previsão é de que o preço não sofra alteração. No entanto, o Detran explica que esse valor não é regulado pelo departamento, e sim estipulado pelas empresas que fazem e estampam as placas.
A placa terá quatro letras e três números, emblema do Mercosul, bandeira do Brasil, marca d’água e código de barras bidimensional (QR-Code).