Se você pretende votar nas eleições gerais de 2018 e não está com seu título de eleitor regularizado (ou pretende fazer alguma alteração), preste atenção. O prazo final para ficar em dia com a Justiça Eleitoral expira no próximo dia 9 de maio.
O prazo dado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) engloba todas as situações envolvendo os cidadãos aptos a votar – desde os que queiram alterar dados cadastrais até os que precisem transferir o domicílio eleitoral.
Os eleitores que têm deficiência também precisam atender ao prazo máximo do dia 9 de maio para solicitar a transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade. O mesmo vale para os presos provisórios e os adolescentes internados que não possuam título regular.
Segundo a Constituição Federal, em seu artigo 14, parágrafo 1º, o alistamento eleitoral e o primeiro voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos, embora brasileiros de 16 e 17 anos também estejam aptos para tirar o título de eleitor.
O processo pode ser iniciado pela Internet e finalizado nos cartórios eleitorais.
Documentação necessária
O eleitor que precisar alterar ou regularizar o título de eleitor deverá levar os seguintes documentos ao cartório eleitoral: título de eleitor (caso já o possua), comprovante de residência (com, no mínimo, 3 meses para os casos de transferência de domicílio), documento oficial de identificação e comprovante de quitação militar (quando do sexo masculino).
O TSE divulgou um vídeo oficial no YouTube com todas as instruções para o cidadão regularizar ou tirar o título de eleitor até a data-limite estabelecida. Assista abaixo.