Feira de Santana e outras regiões da Bahia estão sob alerta vermelho de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O alerta, emitido a partir de 25/01/2024, destaca a iminência de chuvas intensas, variando entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhadas por ventos fortes atingindo de 60 a 100 km/h. Essas condições aumentam o risco de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O prefeito Colbert Martins expressou sua preocupação com a falta de preparo do município para enfrentar chuvas intensas, mencionando áreas problemáticas no sistema de drenagem. Ele destacou a solicitação de um empréstimo de R$ 160 milhões para melhorias, que não foi autorizado pela Câmara. Colbert enfatizou a necessidade urgente de um planejamento eficaz para a drenagem urbana.
O superintendente de Obras e Manutenção de Feira de Santana (SOMA), João Vianey, assegurou que a autarquia está pronta para enfrentar possíveis ocorrências devido às chuvas. Equipes foram mobilizadas desde a noite da última quarta-feira (24) para desobstrução de redes, troca de grelhas e reconstituição de pavimentos danificados. Vianey ressaltou a concentração das chuvas em áreas específicas, como Feira X, Queimadinha e Baraúnas, e a importância de intervenções efetivas para resolver os problemas relacionados à macrodrenagem.
Redação com informações da Folha do Estado