Interação das campanhas será feita por intérpretes de Libras, conforme pedido da associação
A interação das peças publicitárias em vídeo da Prefeitura de Feira de Santana com o público surdo será realizada exclusivamente por pessoas com amplo conhecimento em Libras (Língua Brasileira de Sinais), sem o uso de ferramentas de inteligência artificial.
A medida atende a um pedido feito pela Associação dos Surdos. A Prefeitura havia utilizado recursos de inteligência artificial na campanha de chamamento para matrícula de novos alunos da rede de ensino.
Entretanto, a presidente da associação, Elaine Figueiredo, argumentou, em encontro com o secretário de Comunicação, Joilton Freitas, que a mensagem não foi bem compreendida pelo público surdo devido à rapidez das traduções e aos aspectos centrados na regionalização da linguagem.
Ela também solicitou que a tradução das mensagens fosse realizada por intérpretes locais, já que, segundo ela, existem sinais que funcionam como gírias regionais, facilitando ainda mais o entendimento da mensagem.
O secretário Joilton Freitas afirmou compreender os argumentos da presidente da associação e explicou que a adoção de novas tecnologias visava facilitar a comunicação social. No entanto, por determinação do prefeito José Ronaldo, o município atenderá às sugestões apresentadas.
Joilton também comentou que o encontro foi um avanço no relacionamento entre o governo e a associação. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (17) e contou com a presença do vereador Pedro Américo e da intérprete de libras Emannuele Dantas, que intermediou a conversa.
Fonte: Secom Feira de Santana