Dois grandes nomes da comunicação em Feira de Santana serão homenageados durante a Micareta 2025. Os jornalistas Anchieta Nery (in memoriam) e Valdomiro Silva terão seus nomes eternizados no Camarote da Imprensa, instalado no tradicional Circuito Maneca Ferreira, ao longo da Avenida Presidente Dutra — ponto de encontro da imprensa durante a folia, que acontece entre os dias 1º e 4 de maio.
Com trajetórias marcadas pelo compromisso com a informação e o respeito à profissão, ambos contribuíram significativamente para o jornalismo local, com passagens emblemáticas pelo extinto jornal Feira Hoje e pela Secretaria de Comunicação Social do município.
Anchieta Nery: paixão pelo jornalismo e pela cultura
Nascido em Rodelas, no sertão banhado pelo São Francisco, Anchieta chegou a Feira de Santana em 1975. Foi revisor e chegou ao posto de editor-chefe no jornal Feira Hoje, além de atuar nos jornais Folha do Norte e Diário da Feira. Com texto refinado e olhar sensível, formou gerações de jornalistas, muitos dos quais se destacam até hoje.
Professor da UEFS, Anchieta também foi poeta e dramaturgo, e esteve à frente de pastas como Comunicação e Cultura na Prefeitura de Feira. Chegou a comandar a Micareta em duas ocasiões. Faleceu em abril de 2015, vítima de um AVC.
Valdomiro Silva: voz da imprensa feirense há mais de quatro décadas
Natural de Valente, Valdomiro Silva chegou a Feira nos anos 1980, inicialmente como atleta. Uma lesão no joelho mudou seu destino, dando início a uma longa e respeitada carreira no jornalismo. Estagiou na Rádio Sociedade, passou pelo Feira Hoje, rádios Subaé, Povo e Sociedade, e foi um dos fundadores do jornal Tribuna Feirense.
Além de atuar em redações, liderou setores de comunicação na Câmara de Vereadores e na Prefeitura, ocupando inclusive o cargo de secretário de Comunicação. Hoje, integra a equipe de comunicação da Câmara Municipal.
A homenagem representa não só o reconhecimento às suas contribuições profissionais, mas também à dedicação à imprensa feirense, que sempre teve papel fundamental na construção da história da cidade.
Redação com informações da Secom/PMFS