Instalação de redes coletoras e uma ação contínua de retirada de lixo nos rios Subaé, Jacuípe e Pojuca em Feira de Santana. O plano de ação foi definido em reunião do Grupo de Trabalho pela revitalização destes mananciais, ocorrida na tarde desta quarta-feira (5). O evento no Edifício Multplace, no Shopping Boulevard, contou com a presença de representantes de diversos órgãos da Prefeitura, Embasa e da sociedade civil.
O secretário de Meio Ambiente, Antônio Carlos Coelho, solicitou da Empresa Bahiana de Águas e Saneamento a colocação de redes coletoras de lixo em pontos estratégicos nas bacias hidrográficas do Subaé, Jacuípe e Pojuca, dentro de Feira de Santana. “Dessa forma as redes coletoras retém o lixo. E esse trabalho tem que ser alinhado com a Secretaria de Serviços Públicos, juntamente com a Sustentare, empresa responsável pela coleta na cidade, para que esse lixo seja retirado com frequência”, explicou.
Durante o evento também foi informado que a Embasa fará licitação para a obra de esgotamento sanitário contemplando a Bacia do Pojuca em Feira de Santana. “Notícia muito importante para o saneamento básico em nosso município”, considera do secretário.
Coelho também solicitou a parceria da Embasa no trabalho de conscientização e educação ambiental nas localidades de Feira de Santana cortadas pela Bacia do Jacuípe.
“Já temos uma parceria com o Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial] e Secretaria Muncipal de Educação, e pedimos o apoio da Embasa, através do setor ambiental. Pretendemos chegar a 23 escolas municipais e 10 escolas estaduais que estão na área da Bacia do Jacuípe. Este é um trabalho de conscientização ambiental do corpo discente com a proposta de trazer as famílias para essa discussão. Esse trabalho vai se estender à população que está às margens dos canais e lagos”, frisou.
Na oportunidade foi ministrada uma palestra pelo gerente regional da Embasa, Euvaldo Neto, que abordou os princípios e direitos da instituição.
Fonte Secom Feira de Santana