A Prefeitura de Feira de Santana e o Governo do Estado de São Paulo firmaram uma parceria para facilitar o traslado de pessoas em situação de rua. O objetivo é garantir o retorno dos assistidos aos laços familiares, com monitoramento ponta a ponta.
O acordo, que será assinado em breve pelo prefeito Colbert Martins Filho e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é resultado de uma audiência realizada no último dia 13, entre o secretário de Desenvolvimento Social Denilton Brito e o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth.
Os principais motivos que embasam a parceria são:
- Conexão entre as regiões: Feira de Santana é reconhecida como o maior entroncamento que liga as regiões do Nordeste, estabelecendo vínculos significativos com o estado de São Paulo.
- Benefícios Eventuais: Pesquisas internas apontam que 70% dos benefícios eventuais, como passagens e recomposição de 2ª via de documentos, concedidos pelo município são destinados a pessoas provenientes ou indo para o Estado de São Paulo.
- Abandono de Trajeto: 73% dos casos de abandono e desistência do cumprimento do trajeto dos benefícios ocorrem devido a escalas em cidades divisas interestaduais, mesmo com o acompanhamento da equipe do Plantão Social até a saída do veículo do terminal rodoviário.
A parceria entre os entes federativos visa proporcionar economicidade e ganho de eficiência, criando condições de integração com o acompanhamento e fortalecimento de laços e vínculos familiares.
Atualmente, 13 pessoas necessitam de auxílio viagem com destino a São Paulo, capital e cidades do interior.
Fonte Secom/PMFS