O recadastramento de aposentados e pensionistas do IPFS (Instituto de Previdência de Feira de Santana) foi encerrado no final do expediente da Caixa Econômica Federal desta quinta-feira, 20. A prova de vida é anual e obrigatória foi iniciada no dia 15 de outubro.
Ao contrário de anos anteriores, quando os beneficiários tinha que se dirigir à sede da autarquia municipal, neste, diz o diretor-presidente do IPFS, Alcione Cedraz, o recadastramento foi feito nas agências da Caixa, em todo país. “Foi a maneira encontrada para facilitar a vida de todos”.
Alcione Cedraz disse que o recadastramento é condição para a continuidade do recebimento do provento, reparação econômica mensal, benefício ou pensão. “Acredito que na próxima semana a Caixa vai nos enviar a lista com os nomes das pessoas que foram às suas agências com este objetivo”.
Ele ainda disse que com a lista em mãos, o IPFS vai iniciar o processo de suspensão de pagamento das pensões ou benefícios em conta corrente, alterando a forma para “pagamento em tesouraria”, de acordo com a Portaria 004/2018.
“Acredito que a partir de janeiro quem não se recadastrou terá seus vencimentos suspensos”, informou. O restabelecimento em conta corrente está condicionada ao recadastramento. Além das agências da Caixa, neste ano foi permitido o recadastramento via Correios para os aposentados e pensionistas que moram fora do país permanentemente.