As unidades de saúde de Feira de Santana e ambientes públicos, a exemplo de praças, estão sendo submetidas ao serviço de sanitização de ambientes, um processo de desinfecção que reduz até 98,9% de agentes causadores de infecções, alergias e doenças respiratórias. Esta é uma das medidas de enfrentamento ao coronavírus, autorizadas pelo prefeito Colbert Martins Filho. O trabalho está sendo realizado pela empresa GPragas Controladora.
Nesta segunda-feira, 6, o serviço foi realizado na Unidade de Saúde da Família Frei Luiz Alberto Lemos Rodrigues, situada no povoado Candeal II, distrito de Matinha. O prefeito Colbert Filho, que é médico por formação, observa que o trabalho de desinfecção é uma das ações mais importantes de prevenção a Covid-19.
“Este trabalho está sendo realizado na cidade há alguns dias em logradouros públicos, equipamentos municipais situados em bairros e no centro da cidade, e agora chega aos distritos. Vamos contemplar todos os distritos através deste serviço que é essencial no enfrentamento e controle desta doença”, salientou.
O profissional de química da empresa, Hamilton Ramos de Lima, observa que o serviço que está sendo realizado em Feira de Santana é semelhante ao que aconteceu na cidade de Wuhan, na China, local onde surgiram os primeiros casos do novo coronavírus no mundo. “Utilizamos o quaternário de amônio, que garante uma desinfecção eficiente contra germes, fungos e vírus”, explicou.
O proprietário da empresa, Gilberto Júnior, ressalta que as substâncias utilizadas não representam risco à saúde das pessoas. “Estamos utilizando um sanitizante formulado especialmente para desinfecção de locais que têm potencialidade de contaminação do Covid 19. Após 20 minutos da aplicação, as pessoas podem circular normalmente pelas áreas tratadas”.
Secom Feira de Santana