O presidente do Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA), o desembargador Jatahy Júnior, afirmou que o balanço das eleições municipais, feitas em meio à pandemia do Covid-19, é positivo. De acordo com o magistrado, em coletiva de imprensa na sede do órgão ao fim do horário de votação, não houve ocorrências graves nas seções eleitorais de todo o estado.
“A eleição transcorreu com absoluta tranquilidade em todo o estado da Bahia. Fazemos um balanço altamente positivo. Os eleitores compareceram com máscara, a maioria com sua caneta, respeitaram as filas. Foi uma eleição dificil de ser preparada em função da pandemia. Mas o TRE, o TSE, e o ministro Barroso tiveram a astúcia de contar com a iniciativa privada para dar todas as condições de trabalho para os envolvidos na operação. Posso dizer que superamos as dificuldades”, afirmou.
O desembargador comentou ainda sobre a a possibilidade, levantada pelo ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, de se implementar de forma gradual um sistema de votação online já para as eleições de 2022.
“Acho que foi uma boa inciativa do TSE a de disponibiliza e convidar todas as empresas que trabalham nessa área de tecnologia da informação para que eles demostrassem o que eles tem de novidade e quais são as ferramentas que eles tem para que a eleição online possa ser viabilizada. Considero que isso seja bom. Além de ficar muito cômodo pro eleitor, ficará muito mais barato, porque as urnas eletrônicas, ainda que sejam muito eficientes, são muito caras”, avaliou.
Ainda de acordo com o desembargador, 78 urnas foram substituídas durante todo o período de votação. O TRE-BA registrou também 127 ocorrências incluindo prisões por boca de urna em todo estado.
Fonte: A Tarde Reprodução