Já está em curso o recadastramento dos servidores aposentados da Secretaria da Educação . Iniciada nesta quinta-feira (2), a ação convoca aproximadamente 60 mil inativos da pasta para atualizar seus dados funcionais e assegurar o recebimento de seus benefícios. Este ano, a convocação para o recadastramento da Educação será realizada por meio do Portal de Serviços – RH Bahia e pelo envio de mensagem por celular. O recadastramento de inativos do Estado ocorre anualmente, por meio da Superintendência de Previdência (Suprev), da Secretaria da Administração (Saeb). Não responder ao chamado incorre na suspensão de créditos, que serão retomados de forma retroativa tão logo o recadastramento seja efetivado.
Os aposentados que residem em Salvador e Região Metropolitana deverão estar atentos ao período em que devem se recadastrar. De acordo com a Suprev, no mês de maio deverão validar os dados funcionais servidores com nomes de A a I; em junho, será a vez de inativos com iniciais de J a M; por último, em julho, será a vez das pessoas com nomes de N a Z. O escalonamento tem como objetivo atender ao cidadão com mais conforto e comodidade. Vale ressaltar, entretanto, que os aposentados não poderão realizar o recadastramento fora do seu período correspondente.
Nas cidades do interior, o recadastramento dos aposentados não acontecerá por meio de escalonamento. Desta forma, este grupo poderá validar seus dados funcionais a qualquer tempo, de maio a julho. Em todos os casos, é preciso apresentar documento de identidade oficial com foto atual (em bom estado de conservação), CPF e comprovante de residência atual (contas de água, luz ou telefone). Também é necessário apresentar o número do PIS, para atualização da base de dados do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
O recadastramento pode ser feito em uma das 68 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), abrigadas em Postos e Pontos SAC da capital e interior, além do SAC Servidor, que atende no Multishop Boca do Rio, em Salvador. Ainda é possível realizar o atendimento por hora marcada em sete postos: Paralela, Salvador Shopping, Shopping da Bahia, Feira Centro II, Conquista II, Lauro de Freitas e SAC Servidor. O agendamento é feito no Portal SAC e pela plataforma do SAC Digital, disponível para aplicativo de celular e no endereço www.sacdigital.ba.gov.br.
Casos especiais
Quem residir em local sem cobertura previdenciária poderá efetuar o recadastramento mediante envio dos documentos autenticados para: Suprev – Av. Tancredo Neves, n° 776, Bloco A, Bairro Caminho das Árvores, Salvador – Bahia, CEP: 41.820-904, colocando na parte externa do envelope a palavra “RECADASTRAMENTO”. Aqueles que realizarem o recadastramento via correspondência ainda deve encaminhar atestado de vida, disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).
Servidores com impossibilidade de locomoção ou doença grave podem realizar o recadastramento mediante procuração original, emitida até seis meses antes da data atual, ou através de formulário (original e com firma reconhecida) disponibilizado pela Suprev, que devem ser entregues juntamente com: documento de identidade do representante legal, atestado médico original (emitido até trinta dias da data atual do recadastramento), comprovando a impossibilidade do deslocamento. O modelo da procuração também está disponível no Portal do Servidor.
Casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev ou por meio de envio pelos Correios à Suprev ou via fax: (71) 3103-7220. Por último, no caso de pensionistas do Estado, caso o beneficiário seja maior de 18 anos, deverá ser enviar, ainda, Declaração de Estado Civil e União Estável.
Fonte: Ascom/ Saeb