O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta sexta-feira (11) que a tendência é que o governo elabore um único texto sobre a reforma da Previdência, com inclusão de regras para os militares se aposentarem. A declaração foi dada após a cerimônia da troca de comando do Exército, em Brasília.
Ao ser questionado por jornalistas se a ideia é favorável ao discurso de igualdade entre servidores públicos e militares, Lorenzoni disse que não poderia responder ainda, mas que é uma possibilidade já analisada pela equipe técnica do governo.
Ainda segundo o ministro, integrantes do governo devem se reunir no início da próxima semana para discutir a reforma e levar um texto sobre o tema ao presidente Jair Bolsonaro.
Quem também falou sofre o tema foi o novo comandante do Exército, general Edson Leal, que tomou posse hoje no lugar do general Eduardo Villas-Bôas. Para Leal, o sistema de aposentadoria dos militares não deve ser modificado.
Na última terça-feira (8), o novo comandante da Marinha, almirante-de-esquadra Ilques Barbosa Júnior, também comentou o assunto e disse que o aumento da idade mínima para integrantes das Forças deveria ser feito com “cuidado”.
Atualmente, os militares têm um regime previdenciário próprio. Ou seja, não fazem parte dos modelos de previdência dos funcionários públicos ou de trabalhadores da iniciativa privada.
Reportagem, Marquezan Araújo