Nesta quinta-feira (27), os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) farão um protesto em frente à Prefeitura, às 9h30. Um almoço, que tem em seu cardápio um Caruru pela educação pública, será servido aos participantes. As atividades acadêmicas estarão paralisadas, conforme aprovado em assembleia realizada na última segunda (24). A mobilização também integra o Dia Nacional de Lutas, organizado pelo Sindicato Nacional. As demais instituições estaduais baianas também organizarão atos públicos.
Faixas, camisas, panfleto e bandeiras denunciarão o subfinanciamento da educação pública superior pelo atual Governo da Bahia e o maior arrocho salarial dos últimos 20 anos, imposto por ele aos docentes do ensino superior. Um grupo musical endossará o protesto a ser realizado em Feira de Santana.
Segundo dados da Assessoria Técnica e de Desenvolvimento Organizacional da Uefs (Asplan), de janeiro a setembro deste ano, R$ 17.087.047,00 não foram repassados para a verba de manutenção e investimento. Se contabilizado por minuto, o valor que deixou de ser enviado à instituição soma R$ 44,25. O contingenciamento de recursos, até este mês, nesta rubrica, é de quase 30%. Ensino, pesquisa, extensão e permanência estudantil estão seriamente prejudicados.
Fonte: Assessoria de Comunicação Adufs