Iniciativa visa contribuir com desenvolvimento da cidadania dos estuda
Os moradores do distrito Maria Quitéria serão contemplados nos próximos dias com uma ampla programação envolvendo oficinas e diversas atividades de ciência, jogos lúdicos, contação de histórias, artes e show de talentos. A programação faz parte da Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon e acontecerá a partir deste sábado (28) e segue até o dia 09 de fevereiro no distrito.
Tendo como centro regional a cidade de Feira de Santana, a Operação Portal do Sertão do Projeto Rondon ocorre entre os dias 27 de janeiro a 11 de fevereiro de 2023 em outros 12 município baianos. A iniciativa visa contribuir com o desenvolvimento da cidadania dos estudantes universitários, empregando soluções sustentáveis para a inclusão social e a redução de desigualdades regionais.
Durante duas semanas, cada município receberá duas Instituições de Ensino Superior (IES) com dez integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos por universidade, para trabalharem com oficinas práticas em diferentes áreas do conhecimento.
Cerca de 252 professores e estudantes universitários, chamados “rondonistas”, estão participando voluntariamente da iniciativa.
“Esse projeto é extenso, e vai ter o engajamento de diversas áreas, com profissionais de saúde, comunicação, engenharia — tanto civil, quanto ambiental —, assim como cultura, esporte e lazer”, explica o secretário de Agricultura, Pedro Américo.
Além de Feira, as cidades de Anguera, Aramari, Caetanos, Candeal, Iaçu, Irará, Itatim, Ouriçangas, Pedrão, Rio do Antônio, Serra Preta e Tanquinho também serão contempladas com as atividades.
MAIS SOBRE O PROJETO
O nome do Projeto presta homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), que foi um militar sertanista e engenheiro, famoso por sua exploração de Mato Grosso e da Bacia Amazônica Ocidental e por seu apoio às populações indígenas brasileiras.
Entre 2005 e 2022, o Projeto Rondon realizou 87 Operações, as quais levaram ações transformadoras a um total de 1.272 municípios, estando presente em quase todas Unidades da Federação. O projeto capacitou 24.128 rondonistas e formou mais de dois milhões de multiplicadores de conhecimento entre produtores, agentes públicos, professores e lideranças locais.
O estado da Bahia já recebeu o Projeto Rondon em seis oportunidades, nos anos de 2007, 2008 e 2013.
Fonte: Secom Feira de Santana