Quatro em cada 10 brasileiros foram vítimas de alguma tentativa de golpe ao usar o Pix, em 2022. Os dados foram revelados pela pesquisa “Golpes com Pix no Brasil” conduzida pela fintech de proteção financeira digital Silverguard e concluída em agosto deste ano.
Ao todo, foram realizados 1,7 milhão de golpes financeiros no ano, através do meio de pagamento. Os resultados se basearam em 1.910 entrevistas, dados do Banco Central, obtidos com a Lei de Acesso à Informação, e análises de mais de 5 mil atendimentos do serviço SOS Golpe, produto da Silverguard.
As tentativas desse tipo de golpe são maiores entre a classe A (54%) e entre os mais jovens (44,5%). Ainda de acordo com a pesquisa, um em cada cinco dos brasileiros que receberam uma tentativa caiu no golpe. Isso significa que 8,8% dos brasileiros adultos já sofreram algum golpe com Pix.
Os golpes mais frequente detectados são:
- Golpe do falso parente, quando o golpista finge ser um familiar ou amigo, pedindo dinheiro ou solicitando o pagamento de uma conta;
- Golpe do produto ou da loja falsa, caracterizado pela compra de produto e/ou serviço em uma loja falsa; a compra nunca é entregue;
- Golpe da rede social hackeada, caracterizado pela compra de produto de um conhecido que teve sua rede social ‘hackeada/clonada’.
Fonte: Metro1