Uma reportagem da Radioagência Nacional traz um alerta importante: a Receita Federal não envia comunicados por e-mail, mensagens de texto ou com links incluídos, pedindo a correção de erros nas declarações de imposto de renda.
Se você recebeu alguma mensagem desse tipo por e-mail, WhatsApp, SMS, Telegram ou qualquer outra rede social, saiba que você está sendo alvo de um golpe.
É preciso ficar mais atento ainda nesse período em que o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda está terminando.
Isso porque nesse novo golpe, a pessoa recebe uma mensagem falsa, em nome da Receita, dizendo que foram identificados erros na declaração dela. E que é preciso corrigi-los no máximo até 31 de maio, clicando num link que acompanha a mensagem falsa.
A página oficial da Receita Federal é https://gov.br/receitafederal
No assunto da mensagem, os golpistas usam a sigla IRPF e a palavra contribuinte, termos usados realmente pela Receita. Mas, neste caso de mensagens enviadas por redes sociais ou e-mail, trata-se de fraude.
Por isso, a Receita alerta que nunca manda mensagens por redes sociais ou e-mails e que não se deve clicar em links eventualmente recebidos nessas tentativas de golpe porque seus dados podem ser roubados para crimes na internet.
Qualquer dúvida sobre a declaração deve ser verificada na página oficial da Receita Federal, na área Meu Imposto de Renda, aba Processamento, item Pendências na Malha.
Fonte: Radioagência Nacional