A Receita Federal abre nesta quarta-feira (23) a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda referente ao mês de abril. O lote contempla cerca de 280 mil contribuintes, incluindo prioritários e não prioritários, que caíram na malha fina e regularizaram suas pendências com o Fisco. O crédito bancário será feito no próximo dia 30 de abril, com valor total próximo a R$ 340 milhões.
Como consultar a restituição do IR
Para saber se a restituição está liberada, o contribuinte deve acessar o portal gov.br/receitafederal e clicar em “Meu Imposto de Renda”, seguido da opção “Consultar a Restituição”. A página também oferece instruções detalhadas para quem precisa de ajuda, com canais de atendimento e orientações para uma consulta completa ou simplificada.
Tem pendência? Dá pra corrigir!
Caso o contribuinte identifique alguma pendência, é possível fazer a retificação da declaração e corrigir os dados que estiverem incorretos. O acesso ao serviço também está disponível pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, tanto para smartphones quanto para tablets.
Importante: o valor da restituição é depositado exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte.
Entrega da declaração 2024/2025: já são quase 14 milhões enviadas
Desde o início do prazo para entrega do Imposto de Renda 2024/2025, em 17 de março, a Receita já recebeu quase 14 milhões de declarações. A expectativa é de que até o dia 30 de maio, prazo final, mais de 46 milhões de contribuintes prestem contas ao Leão.
Redação com informações da Radioagência Nacional