O objetivo é oferecer suporte integral aos vestibulandos, para que obtenham bons resultados e conquistem uma vaga no Ensino Superior
Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, marcado para os dias 3 e 10 de novembro, as escolas da rede estadual da Bahia estão reforçando a preparação dos estudantes por meio de aulões, simulados e entrega de kits de apoio. O objetivo é oferecer suporte integral aos vestibulandos, para que obtenham bons resultados e conquistem uma vaga no Ensino Superior.
No Território de Identidade da Bacia do Jacuípe, uma das ações mais recentes ocorreu na quarta-feira (30), no Colégio Estadual de Tempo Integral Renato Medeiros Neto, localizado no distrito de Bravo, em Serra Preta. A escola realizou um aulão voltado para a área de Linguagens e Redação, com foco em revisar conteúdos estratégicos e técnicas de interpretação de texto, além de dicas sobre a redação do Enem. A atividade contou com a participação de cerca de 50 estudantes, além de professores especializados que revisaram temas essenciais e ofereceram orientações para a resolução das questões, fortalecendo a confiança dos alunos para o exame.
A estudante Laura da Silva Ferreira, 17 anos, do 3° ano do Renato Medeiros Neto e aspirante ao curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, destacou a importância desse aulão para sua preparação. “Essa iniciativa da escola é extremamente válida, especialmente nesta última semana antes da prova. Gostei bastante da revisão e acredito que as dicas sobre como gerir o tempo nas questões e na redação vão me ajudar muito. Esta será a terceira vez que realizo o exame, e, diferentemente dos outros anos, me sinto muito mais preparada e com expectativas altas”.
No Território de Identidade do Sisal (NTE 4), o Colégio Estadual Rubem Nogueira, em Serrinha, iniciou a distribuição de cerca de 200 kits do Enem para os estudantes. Os kits incluem itens como canetas, garrafas de água, camisetas com a frase “Tô com você no Enem” e informações úteis para o dia da prova, proporcionando maior organização e tranquilidade aos alunos. Além disso, aproximadamente 60 estudantes participaram de um simulado, reforçando sua prática e confiança para realizar o exame.
Já no Território de Identidade do Semiárido Nordeste II (NTE 17), o Colégio Estadual Doutor José Carlos Bezerra Carvalho, em Paripiranga, está aplicando simulados no formato do exame oficial. A atividade tem como objetivo familiarizar os estudantes com a estrutura do Enem, os ajudando a praticar a gestão do tempo e a reduzir a ansiedade. “Esses simulados estão sendo essenciais para eu me preparar. Eles me ajudam muito a treinar o gerenciamento do tempo em cada prova e a ganhar mais confiança para alcançar a tão sonhada vaga no curso de Direito. Estou um pouco ansiosa, mas sinto que estou preparada para encarar essa prova”, afirmou Anne Caroline Costa Amâncio, 18 anos, do 3º ano da unidade escolar.
Fonte: Ascom SEC