No primeiro semestre de 2022, a região Nordeste do país registrou 2,69% em número de tentativas de fraude, segundo o Mapa da Fraude da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco. De acordo com o estudo exclusivo, a região apresentou o segundo maior índice percentual de tentativas de fraude sobre a quantidade de transações, que foi de mais de 12 milhões, superando o Centro-Oeste, que havia ficado com essa posição nos primeiros seis meses de 2021.
Entre os estados que mais sofreram tentativas estão a Bahia (3,62%), que obteve mais de 3,3 milhões de pedidos, o Rio Grande do Norte (3,34%), com mais de 898 mil pedidos, e o Maranhão (3,03%), com mais de 677 mil pedidos, que passou da segunda para a terceira posição.
Já entre as categorias que mais sofreram tentativas na região estão: eletrônicos (8,29%), que passaram de terceiro lugar em 2021 para o primeiro, em 2022; celular (8,09%), que permaneceu na segunda posição; e games (6,69%), que caiu da primeira posição para a terceira.
Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou que foram confirmadas como fraude.
Fonte: Ellen Alves