Roda-gigante, tirolesa, fogos de artifício, muita música e… mais turistas. Essa é a expectativa tanto da organização quanto do trade turístico para o Festival Virada Salvador 2019. Pelo segundo ano consecutivo, a festa de Réveillon da capital baiana acontece na Boca do Rio e os hotéis da região devem ter ocupação de 100% durante a festa – de 28 de dezembro a 1º de janeiro. No restante da cidade, a ocupação deve bater 91%.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Salvador deve receber mais de 460 mil turistas entre 28 de dezembro e 1º de janeiro para o Festival da Virada. O número é 7,2% maior do que o do mesmo período do ano passado, quando 430 mil visitantes aportaram em Salvador. O Festival já tem 21 atrações confirmadas e espera público de 2 milhões de pessoas.
Ainda segundo a pasta, toda essa movimentação representa uma injeção de quase R$ 500 milhões na economia da cidade, já que cada turista deve gastar R$ 980 nos cinco dias de festa. Os gastos são com alimentação (35%), deslocamento (29%), compras (18%), hospedagem (14%), guias e excursões (2%) e espetáculos (2%).
Quem mais festeja é quem atua próximo à Boca do Rio. A hoteleira Lígia Uchôa, do Salvador Mar Hotel, que fica vizinho ao local da festa, contou ao CORREIO que a lotação da casa é a máxima. “A gente mantém apenas duas vagas em sites de hospedagem, mas já estamos lotados”, disse.
Mas não quer dizer que fora dali os locais ficarão vazios. De acordo com a Secult, além dos polos de Barra-Ondina, Rio Vermelho, Pituba e Costa de Itapuã, impactados com o Festival, o polo do Centro Histórico também atrai os turistas que associam a festa aos novos atrativos culturais e históricos da região.
E, para quem acha que ainda tem chances de conseguir um hotel próximo do Réveillon da Virada, as notícias não são as melhores – para os turistas, mas não para os empresários. Lígia afirmou que, desde o check-out da última festa, ainda em janeiro, os hóspedes garantiram vaga para esperar 2019 bem acomodados e bem localizados.
“O fato de o Réveillon ter vindo para a Boca do Rio foi de extrema importância para o comércio local, porque a gente garante não só a casa cheia no período da festa, mas, também, a fidelização dos clientes para outras épocas do ano”, declarou.
Para o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Claudio Tinoco, o endereço está consolidado. “É um espaço que está consolidado e será ainda mais valorizado com o Centro de Convenções e o Parque dos Ventos”, disse. O patrocinadores oficiais do Festival são a Bohemia e a Avatim.
Fonte: Correio24Horas