Candidata do MDB conquista a maioria dos votos após pleito de 2024 ser anulado devido à inelegibilidade do marido
O município de Ruy Barbosa, localizado a 320 km de Salvador, tem nova prefeita: Eridan de Bonifácio, do MDB. Ela venceu a eleição suplementar realizada neste domingo (6) com 51,51% dos votos, segundo apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nildo (MDB) será o vice-prefeito, completando a chapa vitoriosa.
Esta eleição extraordinária ocorreu seis meses após o pleito de 2024 ser invalidado pela Justiça Eleitoral devido à inelegibilidade do candidato mais votado, Bonifácio (MDB), marido de Eridan. A candidatura dele foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por rejeição de contas de sua gestão anterior como prefeito.
Com o apoio da coligação “Para Reconstruir Ruy Barbosa”, formada por MDB, PL, Republicanos e PMB, Eridan de Bonifácio superou o médico Dr. George (PSD), que obteve 48,49% dos votos. A nova prefeita, Eridan Martins de Araújo Dourado, tem 69 anos e já havia concorrido ao cargo em 2020. O empresário Nildo, de 55 anos e natural de Ruy Barbosa, assume como vice. Durante o período entre a anulação da eleição anterior e este novo pleito, o presidente da Câmara Municipal, Ney Dias (PSB), exerceu o cargo de prefeito interino.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações do G1