O governador da Bahia, Rui Costa, revelou, na manhã desta segunda-feira (13), o lançamento de uma linha de crédito especial para comerciantes afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado. O anúncio foi feito durante entrevista na TV Bahia.
No domingo, o governador sobrevoou municípios atingidos por enchentes no extremo sul do estado. A primeira cidade foi Medeiros Neto. Em seguida, ele desembarcou em Jucuruçu, uma das mais atingidas pelo temporal no estado.
“Não só sobrevoei, passei lá em Jucuruçu, em Nova Alegria, que é um distrito de Itamaraju. Sobrevoamos e pousamos em Medeiros Neto, onde ontem [domingo] era a pior situação, porque a água não tinha descido ainda completamente e uma parte da cidade ainda estava com o nível alto. Pessoas sem conseguir acessar suas casas, suas lojas”, detalhou.
Rui Costa também visitou a cidade de Itamaraju e disse que “o prejuízo é grande”. “No comércio, a água subiu três, quatro metros, nas lojas, portanto as pessoas perderam toda a sua mercadoria e seus equipamentos”, afirmou.
“Ontem tivemos lá e já iniciamos o diálogo com os prefeitos para que possamos, ao longo dessa semana, com a diminuição do nível da água, iniciar a recuperação física das cidades, a reconstrução de casas e moradias que foram perdidas”.
Conforme o governador, essas novas construções serão feitas em uma parte mais alta de Itamaraju, onde não corra risco de desabamento. Na cidade, três pessoas morreram após a terra ceder em um barranco e atingir a casa onde elas estavam. As vítimas eram tio e sobrinho.
Outras medidas
Rui destacou algumas intervenções já começaram a ser realizadas nos municípios afetados, sobretudo nas vias de acesso. “Em Jucuruçu só faltamos agora recuperar um ponto. Evidente que a recuperação é provisória, só para permitir a passagem de veículos, a recuperação definitiva vai acontecer nos próximos dias, mas já estamos atuando”, garantiu.
“Na cidade de Prado colocamos carretas de pedra na cabeceira da ponte, já conseguimos passar carro e caminhão. Em outro trecho que dá acesso entre Prado e Itamaraju foi rompido em três pontos. Um ponto está completamente alagado, a água está um metro e meio acima da pista. Em outro ponto a água levou a estrada inteira. As máquinas já estão trabalhando para fazer uma passagem, mesmo que provisória, o mais rápido possível. Hoje devemos conseguir finalizar o acesso a Itamaraju”.
Ainda segundo o governador, uma reunião será realizada, nesta segunda-feira com o secretariado de várias pastas, para discutir a integração das ações que estão sendo realizadas, além das novas medidas necessárias.
Ainda segundo Rui Costa, a reconstrução das cidades afetadas acontecerá em parceria com os prefeitos e da população.
“Já conversei com os prefeitos de Medeiros Neto, de Prado, para localizarem um terreno, porque nós vamos fazer um convênio com o município, em regime de mutirão, onde vamos transferir o dinheiro e eles [gestores] com o apoio da população ajudar a construir o mais rápido essas residências, para tirar as pessoas de abrigos”, finalizou.
Conforme o governador, as casas que foram atingidas parcialmente ou totalmente pela água, “precisam ser removidas, mesmo que não tenham caído, para que os moradores não corram risco de perder a vida futuramente”.
Fonte G1/Bahia