O governador da Bahia, Rui Costa (PT), reuniu o Conselho Político na tarde desta segunda-feira (25), no Palácio de Ondina, em Salvador, e anunciou o nome do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Angelo Coronel, como candidato a senador na chapa majoritária ao lado de Jaques Wagner (PT).
O anúncio já era esperado, porém apenas nesta segunda o governador divulgou, por meio de nota, que o presidente da AL-BA estaria ao seu lado na disputa eleitoral de 2018. Completam a chapa o próprio Rui Costa e João Leão como vice-governador.
PSB não define futuro de Lídice da Mata e demonstra indignação com escolha de Coronel
A reunião do PSB terminou por volta das 19h30 desta segunda-feira (25). Em um clima tenso, os membros da sigla ouviram lamentações da senadora Lídice da Mata, que ouviu a decisão do governador durante o encontro partidário. A senadora se mostrou indignada com a escolha de Rui, mas não confirmou a candidatura a deputada federal, tampouco se tentará o Senado sozinha.
Segundo fontes socialistas, a senadora deve, de fato, se lançar à Câmara, mas deixará o anúncio para os últimos minutos do segundo tempo. A ideia é mostrar que o partido tem independência e não se submeterá às decisões do chefe do Executivo baiano. Lídice, no entanto, reafirma apoio às candidaturas de Rui e de Jaques Wagner —mas não para a de Coronel.
Após o encontro, o PSB divulgou uma nota manifestando “publicamente sua indignação e sua total inconformidade com a decisão de excluir da chapa majoritária encabeçada pelo governador Rui Costa o nome da senadora Lídice da Mata”.
“No momento em que a luta da mulher cresce no mundo inteiro, inclusive no Brasil, o campo progressista apresenta uma chapa só de homens para o eleitorado baiano. Esta exclusão revela um profundo equívoco na condução do processo político. Entendemos que a reeleição de Lídice seria um direito e um dever da esquerda baiana e brasileira e atenderia a qualquer critério individual ou a um conjunto de critérios adotados”, diz o texto.
No comunicado, o partido também destaca posição da senadora nas pesquisas eleitorais e relembra que foi convidado para integrar outras chapas opositoras. “E, por fim, pelo critério eleitoral, em que Lídice desponta com 26% da preferência dos eleitores colocando-se em segundo lugar, logo abaixo do ex-governador Jaques Wagner, com 36%. O deputado Ângelo Coronel obteve apenas 3% da preferência popular. O PSB da Bahia não terá compromisso com este erro histórico, porém, mais uma vez coerente com a sua própria história, reafirma seu apoio à candidatura de Rui Costa e de Jaques Wagner para Senador da República. Agradecemos as generosas ofertas do deputado Jutahy Magalhães Júnior, do ex-ministro João Santana e do ex-prefeito João Henrique, mas por um dever de coerência política e ideológica, inclusive ressaltado pelo prefeito ACM Neto, declinamos delas”.
Fonte: Bahia Notícias e Bocão News