Após o Consórcio do Nordeste enviar uma carta para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pedindo a liberação para a importação da vacina Sputnik V da Rússia, uma reunião acontecerá nesta terça-feira (06), entre o presidente do órgão, Antônio Torres, e o governador da Bahia, Rui Costa, além de demais gestores da região Nordeste.
A informação foi confirmada pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas em entrevista a uma emissora local na manhã desta segunda (05). “Esse processo de aquisição depende da Anvisa, embora a compra já tenha sido feita, caso saia a autorização, em uma semana a vacina está aqui no Brasil”, disse.
A expectativa é a chegada de 2 milhões de doses em abril, 5 milhões em maio, 8 milhões em junho e 22 milhões em julho, segundo o titular da Saúde. “Estamos em contato com fabricantes internacionais, todos unidos para fazer com que acelere esse processo. É importante para a humanidade que o Brasil agilize a vacinação”, cravou Vilas-Boas.
O gestor disse ainda que a prioridade para imunização, caso a Sputnik chegue, são os professores, inicialmente com idade igual ou superior a 50 anos.
Fonte BNews