Neste sábado (25), é dia de mobilização contra a dengue em Feira de Santana. Meninos e meninas entre 10 e 14 anos devem se dirigir até uma das sete Unidades de Saúde da Família, que possuem o programa Saúde na Hora, acompanhados de um responsável, para receber a dose da vacina. A vacinação vai ocorrer das 8h às 13h.
Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verena Leal, a vacinação é o meio seguro de proteção contra a doença. Em Feira, em menos de 15 dias deste novo ano, já foram registradas 28 notificações de casos de dengue.
“Não podemos esperar o aumento dos casos para agir. Faremos uma ação concentrada, oferecendo acesso à vacina para pessoas de 10 a 14 anos – faixa etária que concentra a maior taxa de óbitos relacionados à doença no país”, alerta.
No município, a meta é atingir 45 mil pessoas do público prioritário desde que começou a campanha de imunização em fevereiro 2024. Contudo, até o momento, foram aplicadas 29.362 doses da vacina contra a dengue, sendo 20.660 para primeira dose e 8.702 para segunda dose.
Para ser vacinado, é importante que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes a uma das unidades selecionadas e apresentem cartão de vacina, documento de identidade e cartão SUS.
UNIDADES SAÚDE NA HORA
As doses estarão disponíveis nas seguintes unidades: USFs dos bairros Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; George Américo III e IV; Videiras I, II e III, além da Rua Nova II e III/Barroquinha.
VACINAÇÃO NOS DISTRITOS
O dia D de mobilização contra a dengue nos distritos vai ocorrer em dia 1º de fevereiro (sábado).
Importante destacar, ainda, que nos dois sábados de luta contra a dengue haverá o faxinaço nas localidades próximas as unidades de saúde com o recolhimento de lixo e materiais inservíveis.
Esse trabalho será em conjunto com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos.
Fonte Secom/PMFS