Fogos de artifício marcaram a chegada de 2021 em Salvador, que ocorreu sem festas públicas e com poucas pessoas nas ruas, por causa da pandemia do coronavírus. A prefeitura da capital baiana organizou um show pirotécnico na Praça Cairu, transmitido pela internet. Outros 20 pontos da cidade, que não foram revelados para não haver aglomerações, também tiveram queima de fogos.
O show pirotécnico na Praça Cairu ocorreu no quebra-mar perto do Mercado Modelo, no Comércio, sem a presença de público. Segundo a prefeitura, o local foi estrategicamente escolhido para ser acompanhado em grande parte da cidade, e pôde ser visto desde os prédios e residências nas regiões mais próximas até pontos da cidade que estão a quilômetros de distância.
Na região da Boa Viagem, poucas pessoas foram até a praia, esperar pela chegada do Ano Novo. As que foram ficaram afastadas, sem aglomerações. O movimento em outras praias da orla de Salvador, como Amaralina e Itapuã, também foi baixo.
Para conter aglomerações, algumas regiões da cidade foram bloqueadas. A orla da Barra, ponto de encontro tradicional nas noite de réveillon, foi interditada, e outras praias da cidade foram fechadas. Além disso, o prefeito ACM Neto proibiu o acesso ás praias da cidade, na sexta-feira (1º).
Na região em torno do Mercado Modelo, Av. Contorno, Ladeira da Montanha, Praça Municipal, Praça Castro Alves e adjacências foram bloqueadas. Em toda região foi proibido o comércio de ambulantes, o uso de carros de som ou qualquer atividade comercial.
Mesmo com as restrições, muitos turistas viajaram até Salvador para passar o Ano Novo. Segundo dados da Secretaria Municipal Cultura e Turismo, em dezembro deste ano, cerca de 440 mil turistas estiveram em Salvador.
O número é quase metade do registrado em dezembro de 2019, quando a capital baiana recebeu cerca de 796 mil turistas. Contudo, o movimento foi positivo para os hotéis e pousadas que, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, registra uma ocupação entre 75% a 80%.
Fonte: G1 Bahia