Ao exaltar os 160 anos da Santa Casa de Misericórdia, como “uma instituição a serviço da saúde e da vida”, o arcebispo emérito da Arquidiocese de Feira de Santana dom Itamar Vian destacou que celebrar a sua existência “significa testemunhar a história da doutrina social da igreja e do cristão pela fraternidade, solidariedade e justiça social”. A missa em Ação de Graças foi presidida na Capela Nossa Senhora da Piedade, na noite desta segunda-feira, 25.
Durante a homilia, dom Itamar considerou que a Santa Casa de Misericórdia é “um patrimônio da sociedade feirense a serviço da coletividade, mostrando seguir os ideais que norteiam a sua fundação e existência”.
“É uma instituição que vem prestando relevantes serviços para a população que reside em Feira, no Recôncavo e Semiárido Baiano”, afirmou o celebrante ao manifestar a alegria da Arquidiocese em participar desse evento comemorativo. A instituição foi fundada em 25 de março de 1959 sob a liderança do juiz Luís Antônio Pereira Franco.
Representando o prefeito Colbert Martins Filho, que cumpre agenda em Brasília, estiveram presentes o seu chefe de Gabinete, Mário Borges, a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, e Alcione Cedraz, diretor-presidente do Instituto da Previdência Municipal. O ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, que foi provedor da Santa Casa no período entre 1983/84, também esteve presente à celebração.
Além da diretora geral do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Sandra Peggy, o ato comemorativo contou com as presenças de médicos, dentre os quais Luiz Carlos Seixas de Souza, atual provedor, e o pediatra Outran Borges, que também já foi provedor, e demais funcionários de diversos setores da instituição.
Fonte: Secom Feira de Santana