Profissionais de saúde que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas do município serão sensibilizados quanto ao acolhimento de pessoas com doença falciforme. A capacitação será realizada nesta terça-feira, 19, a partir das 13h30, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A programação conta com palestra ministrada pela enfermeira Paloma Martins Rocha, sobre a fisiopatologia da doença falciforme em crises álgicas na unidade de urgência e emergência e o tratamento de crises álgicas em pessoas com doença falciforme.
Na sequência haverá uma explanação do presidente da Associação Feirense de Pessoas com Doença Falciforme (AFADFAL), Fabrício Cabral, e da coordenadora do Centro Municipal de Pessoas com Doença Falciforme, Luciana Brito. Finalizando a capacitação, o enfermeiro Sebastião Edmilson Oliveira irá explicar aos profissionais qual o protocolo de atendimento deve ser realizado nos serviços de urgência e emergência para as pessoas com doença falciforme.
“A doença falciforme é silenciosa, dolorosa e, por muitas vezes, incapacitante. Por isso, o profissional deve ter um olhar atento para essa situação, fazendo com o que o paciente se sinta bem acolhido e assistido”, destaca a enfermeira Caroline Barbosa, uma das coordenadoras do evento.
A capacitação é uma realização da SMS por meio da coordenação de UPAs e policlínicas, e tem parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).
Fonte: Secom Feira de Santana