Uma operação conjunta para combater a sonegação fiscal, o contrabando e o transporte irregular de cargas vivas e produtos de origem animal e vegetal por veículos de carga na BR 116 Norte está sendo realizada pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e pela Companhia Independente de Policiamento Fazendário (CipFaz).
A XIV Operação Temática de Enfrentamento aos Crimes Contra o Fisco e a Saúde Pública, que se estende até este sábado (14), acontece entre a cidade de Tucano e o distrito de Bendegó, no município de Canudos. O trecho está na principal rota de ligação entre o Nordeste brasileiro e as demais regiões do País. Nessa mesma rota, operações semelhantes estão sendo realizadas nos estados de Alagoas e Sergipe.
Os órgãos envolvidos trabalham de forma integrada, embora desenvolvendo suas atribuições específicas. A Sefaz-Ba realiza procedimentos de checagem da documentação fiscal e da regularidade cadastral do contribuinte, além de conferência da carga. A Adab faz a abordagem de cargas vivas e produtos de origem vegetal e animal, checando o cumprimento do Guia de Trânsito Animal e da Permissão de Trânsito Vegetal.
A Polícia Rodoviária Federal, por sua vez, fica responsável por fiscalizar a circulação de produtos ilegais, além de fazer o patrulhamento e o policiamento ostensivo para garantir a segurança da operação, com o suporte logístico da Cipfaz. Ao todo, uma equipe de 30 pessoas está envolvida diretamente na operação.
Ascom / Sefaz-Ba