A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) está apurando as causas do incêndio que destruiu completamente um ônibus articulado do BRT da Zona Norte, ocorrido na manhã desta terça-feira (22), nas proximidades do Shopping Boulevard, em Feira de Santana (BA). Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
O incidente ocorreu em frente à estação de transbordo, que também foi parcialmente atingida pelo fogo. Segundo o secretário da Semob, Sérgio Carneiro, a rápida ação do motorista e da equipe da empresa Rosa, responsável pela operação do veículo, foi essencial para garantir a segurança dos cerca de 78 passageiros a bordo.
“Assim que percebeu o incêndio, o motorista abriu as portas, permitindo a evacuação imediata”, destacou Carneiro.
Estação temporariamente desativada
Com a estação de transbordo danificada, os ônibus da linha 113 – que faz o trajeto entre a Estação Central e o bairro Jardim Europa – passarão a embarcar e desembarcar do lado direito da avenida João Durval, até que o local seja completamente recuperado. A substituição do ônibus já foi realizada para evitar prejuízos aos passageiros.
O veículo envolvido no incêndio foi fabricado em 2014 e entrou em operação no município apenas no ano passado. De acordo com a empresa Rosa, o ônibus havia passado por manutenção preventiva na semana anterior e estava em circulação regular desde então. Por se tratar de um modelo articulado, a remoção da estrutura será feita por meio de seccionamento.
Outro incidente registrado
Ainda nesta terça-feira (22), outro ônibus da empresa Rosa apresentou vazamento no distrito de Maria Quitéria. O veículo também foi imediatamente recolhido à garagem e substituído.
A Semob segue acompanhando os casos e informou que novas medidas de segurança e manutenção serão discutidas com as empresas operadoras.
Redação com informações da Secom/PMFS