Ação promovida pela Prefeitura, através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Santo Antônio dos Prazeres, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), na manhã desta quarta-feira, 20, levou a inclusão social aos moradores da comunidade do Conder.
A iniciativa também contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde. A oferta de serviços assistenciais a moradores de localidades mais distantes do centro da cidade é uma determinação do prefeito Colbert Martins Filho.
Dentre os serviços levados à comunidade da Conder, o ônibus do Bolsa Móvel atraiu dezenas de pessoas, interessadas em obter informações sobre inclusão e exclusão no programa Bolsa Família, transferência, atualização de cadastro e acesso a diversos outros programas de inclusão social.
A coordenadora do CRAS Santo Antônio dos Prazeres, Ivanette Rios, ressaltou a importância da descentralização do atendimento, levando os serviços até as comunidades mais carentes e maquis afastadas. “Com esta iniciativa, evitamos que as pessoas tenham que se deslocar e, consequentemente, gastem com transporte”, observou.
Durante o evento, o CRAS também promoveu campanha de conscientização da comunidade sobre a necessidade de adoção de algumas medidas visando a prevenção contra o mosquito aedes aegypti, transmissor de algumas doenças, como a dengue, zika e chikungunya.
A iniciativa atende à solicitação da Associação de Moradores do Bairro Conder. A vice-presidente, Sidneia da Silva Lima (foto), observou os resultados da ação, aproximando a comunidade dos serviços sociais desenvolvidos pelo Governo Municipal, através da Sedeso.
Já a enfermeira do PSF da Conder, Weslane da Silva Lima, alertou a comunidade inserida no programa de inclusão social Bolsa Família sobre a necessidade das crianças serem levadas periodicamente à unidade de saúde para monitoramento do seu desenvolvimento, inclusive do peso.