Policiais militares das mais variadas Unidades Operacionais da região leste, lotaram o auditório do 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (1º BEIC), em Feira de Santana na manhã de quinta-feira (19) durante uma série de atividades alusivas à campanha nacional “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio.
A ação foi marcada por depoimentos comoventes da tropa, que fez questão de participar, compartilhando testemunhos de vida e profissionais, manifestando emoção, felicidade, gratidão e reconhecimento à importância de tais cuidados.
O evento, que a cada ano ocorre através da Unidade Básica de Saúde do 1º BEIC, reúne profissionais especialistas da área de saúde e a tropa, para o envolvimento de atividades que objetivam principalmente a identificação de possíveis patologias que venham a acometer o suicídio.
“Nosso objetivo é acolhê-los, inicialmente olhando nos olhos, ouvindo, abraçando e encaminhando-os para tratamentos específicos nos órgãos da Polícia Militar”, afirmou o comandante do 1º BEIC, tenente coronel PM Carlos Humberto, em menção à tropa.
Na oportunidade, o comandante também falou sobre o “Projeto Sentinela”, uma ação capitaneada e lançada pela 50ª Companhia Independente da Polícia Militar, sediada no bairro Sete de Abril, em Salvador e comandada pelo major PM Malvar, que também se fez presente no evento.
“O Projeto Sentinela surgiu da necessidade de um acompanhamento permanente e intensivo de cuidados com a tropa a partir de uma avaliação psicológica que, junto à implementação de práticas integrativas e terapêuticas, visam controlar sintomas de tristeza e debilidade, para que o efetivo não adoeça”, explicou o major PM Malvar.
O evento registrou as presenças e participações de autoridades militares, especialistas da área de saúde, imprensa, e do colaborador Fitoplant, empresa de suplementos alimentares naturais, que premiou a tropa com o sorteio de brindes ao final das atividades.
Fonte: ASCOM CPRL