“Nestes dias vivemos uma grande celebração: da leitura, dos encontros e dos abraços”. A fala da coordenadora da 15ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), Rita Brêda, é alusiva aos seis dias de programação do evento, que teve como tema “De volta à praça”. De acordo com a comissão organizadora, cerca de 50 mil pessoas participaram das atividades do Festival deste ano.
Durante a cerimônia de encerramento, que aconteceu na tarde deste domingo (04), o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, falou da trajetória da Flifs, destacando o papel social que ela cumpre. “Estamos completado 15 anos e há um rio de história. Essa é uma história de valorização, engrandecimento e de reconhecimento da população feirense e essa entrega que a Uefs decidiu fazer para ser uma universidade socialmente referenciada. A Flifs é um símbolo muito forte dessa entrega para sociedade. É um evento revolucionário porque é utópico nós estarmos acreditando que através da formação de leitores nós vamos mudar pessoas, e quando pessoas se transformam elas mudam o mundo. Quero agradecer a todos os parceiros, a cada um da Uefs que se envolve na realização deste evento, e dizer que temos um legado muito importante. Vida longa a nossa Flifs!”, disse.
De acordo com a coordenadora do Festival, “a expectativa foi atingida, o público mais uma vez abraçou o evento, prestigiando a diversidade que a programação ofereceu. Foi muito importante a gente ver a praça cheia, registramos mais de 12 delegações de municípios que circundam Feira de Santana e a presença de mais de 150 escolas. Fechamos a 15ª edição com muita alegria pela adesão da comunidade. Recebemos muitos elogios e isso é prova que a gente acertou em ter voltado à praça”.
A Flifs foi organizada pela Uefs e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). “Quero agradecer à população de Feira de Santana que nesta edição de retorno presencial, com chuva e frio, com Sol e calor, esteve presente o tempo inteiro. Pra quem faz um evento como esse, não tem coisa melhor para pagar este esforço do que ver a nossa população curtindo cada atividade que nós pensamos. Quero também reiterar que o Sesc Bahia já tem projeto aprovado para a Flifs 2023”, informou Fabrício Freitas, gerente do Sesc / Feira.
Quem curtiu esta edição da Flifs aprovou e promete sempre retornar. Foi o que destacou a técnica de Enfermagem, Kelly Andrade, que prestigiou o evento pela primeira vez e considerou “muito importante esse trabalho que a Uefs faz, principalmente porque temos poucas opções como esta aqui na cidade”. A pequena Sofia dos Santos, de apenas 7 anos, contou que ficou encantada com os livros e com as apresentações do palco principal.
A vasta programação da Flifs foi encerrada na tarde desse domingo (04), com o show “Nos Bailes da Vida”, do artista Marcionílio Prado. Para realização da 15ª edição, a Uefs e o Sesc contaram com a parceria do Núcleo Territorial de Educação do Estado (NTE 19), a Secretaria de Educação de Feira de Santana, a Arquidiocese de Feira e o Instituto Federal da Bahia (Ifba).
Fonte: Assessoria de Comunicação UEFS