Cuidados paliativos, síndrome de compressão medular e hipertensão intracraniana são alguns dos temas que serão abordados no I Simpósio de Emergências Oncológicas de Feira de Santana que acontecerá nos próximos dias 29 e 30 de novembro, no auditório do Cajueiro Convenções. O evento é destinado a profissionais da área de saúde, especialmente médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais, entre outros.
As inscrições já estão sendo feitas. Para participar, os interessados devem entrar em contato com a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Unacon, ou através do telefone 75-99249-1693.
O evento é realizado pela Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana/Hospital Dom Pedro de Alcântara e conta com o apoio da Unacon, do Grupo Baiano de Oncologia, GBO, e da União Médica.
PROGRAMAÇÃO
A programação terá início às 18:00 do dia 29, com as boas vindas e credenciamento. Logo após a abertura oficial, a partir das 19h30min., acontecerá a mesa-redonda “Cuidados paliativos: da teoria à prática, com a participação dos médicos Lívia Almeida da Cruz e Ana Claudia Freitas Barreto; os doutores Leonardo da Fonseca Queiroz, Aydenia Barros de Araújo e Ludimila Oliveira Braga Motta atuarão como moderadores.
No sábado, 30, ocorrerão duas mesas-redondas. As atividades começam às 8:00, com a primeira parte da abordagem sobre emergências oncológicas; a médica Érika Maria de Macedo Costa falará sobre a síndrome de veia cava superior; o doutor Israel Cardoso Marques Neto tratará da síndrome de compressão medular enquanto o médico Ernesto Cunha Pires abordará a síndrome de lise tumoral; serão mediadores os médicos André Campana Correia Leite, Anna Paloma Martins Rocha Ribeiro e Cíntia Silva Andrade Costa.
Na segunda parte sobre emergências oncológicas, a partir das 10h30min., o doutor Samuel Oliveira de Afonseca falará sobre hipertensão intracraniana; a médica Melissa Barreto Falcão tratará da neutropenia febril; e o doutor Danilo Souza Rebouças abordará a dor oncológica. Os moderadores serão os doutores João Gustavo Cerqueira Mota; Hyrlana Leal Barbosa Passos; Keila Bittencourt Silva; e Fabiana Lacerda Souza.
Fonte: Jornalista Lineia Fernandes