No encontro, empresários expuseram demandas e conheceram melhor as ações que FIEB, SESI, SENAI, IEL e CIEB fazem na região.
Representantes de 20 empresas industriais de Feira de Santana e região participaram, na manhã desta sexta-feira (03) da Agenda da Indústria, um encontro promovido pelo Sistema FIEB para ouvir demandas do setor produtivo e apresentar ações, programas e serviços realizados por FIEB, SESI, SENAI, IEL e CIEB.
Intitulada Agenda da Indústria, a iniciativa tem como objetivo aproximar o Sistema FIEB das empresas locais e contribuir para o aumento da competitividade e a melhoria do ambiente de negócios. Na ocasião, o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, destacou os investimentos que a organização vem fazendo na região. Um deles é a ampliação da Escola SESI José Carvalho, que começa em julho. Atualmente, o colégio atende cerca de 900 estudantes do Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Com investimentos de mais de R$ 40 milhões, a unidade terá capacidade para receber mais de 1.600 alunos depois da finalização da obra, prevista para 2026.
A unidade do SENAI em Feira de Santana também está passando por um processo de requalificação, iniciado no ano passado. Com investimentos de cerca de R$ 10 milhões e a aquisição de uma área vizinha, será possível melhorar ainda mais os serviços da entidade.
“A Indústria é o segmento econômico que melhor responde em termos de emprego, renda e qualificação profissional. E há uma percepção do Sistema de que o nosso papel é fazer com que os serviços oferecidos pelas entidades que o compõem cheguem à indústria. Este é o nosso papel, é assim que atendemos à sociedade”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias, Carlos Henrique Passos.
Para os empresários, o encontro possibilitou o diálogo. “Acho que é uma grande oportunidade para conhecer serviços e vislumbrar parcerias. Já temos algumas, principalmente com o programa de Aprendizagem Industrial do SENAI, que tem sido um sucesso, estamos muito satisfeitos”, disse. Lucas Villafort, gerente de Unidade da Belgo Arames.
No encontro, os empresários falaram sobre as dificuldades enfrentadas e puderam conhecer o portfólio de serviços oferecidos na região, desde a oferta educacional – que abrange escolaridade e cursos profissionalizantes em diversos níveis – às ações em Saúde e Segurança do Trabalho, defesa de interesses, apoio à internacionalização e cumprimento de normas e lei, além de orientação e suporte para obtenção de crédito.
“Aqui em Feira nós temos bastante demandas. Então, um encontro como este oferece a oportunidade de empresários dizerem do precisam e falarem de suas prioridades. Saber que o Sistema FIEB está todo disponibilizado para o interior também viabiliza a execução dos projetos”, pontuou o vice-presidente da FIEB, Luiz Neto.
O evento, realizado no auditório do SESI de Feira de Santana, contou com a presença do prefeito Colbert Martins, o secretário de desenvolvimento econômico do município, Wilson Falcão, executivos do Sistema FIEB e de grandes empresas que atuam na região, como a Vipal, Belgo Arames, Barbosa e Barbosa, Pirelli,Tama, G-Light, entre outras.
Fonte: Assessoria de Comunicação