A partir deste mês, a Superintendência Municipal de Trânsito contará com a prestação de serviços da empresa de remoção e guarda de veículos vencedora do processo licitatório realizado pela Prefeitura Municipal, que conta com um novo pátio terceirizado, localizado no bairro Papagaio. A terceirização se deu através de licitação pública e inclui a remoção, guarda e depósito de veículos apreendidos ou removidos na cidade de Feira de Santana. O trabalho de cadastramento e transferência de veículos para o novo pátio começou em novembro e retirou mais de 400 veículos entre motos e carros do pátio da SMT.
Na manhã do último sábado, 8, parte da equipe de agentes da SMT, juntamente com o Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, acompanharam o prefeito Colbert Martins Filho no local, onde o gestor municipal conheceu a nova estrutura e todo o sistema de operação que será realizado pela empresa, a qual prestará serviço terceirizado pelos próximos cinco anos.
De acordo com o superintendente de Trânsito, Mauricio Carvalho, a terceirização da remoção e guarda de veículos se deu pela necessidade de um local adequado para este tipo de serviço, e segue uma tendência de outras grandes cidades do país, que buscam mais espaço, segurança e eficiência em suas operações. “É preciso destacar que apenas serão removidos os veículos cujo condutor realizar algum tipo de infração de trânsito previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro. Com a atuação da empresa e do novo pátio, o condutor terá muito mais segurança e uma melhor estrutura. Além de evitarmos a partir de agora, o acúmulo de veículos abandonados e sucatas que ficavam em nosso pátio, a céu aberto, causando riscos à saúde pública”, comenta.
Nova estrutura
A empresa contratada venceu o processo de licitação por ter cumprido os requisitos legais exigidos pelo Edital de Licitação e dentro do que prevê o Código de Trânsito Brasileiro e o Conselho Nacional de Trânsito – Contran. Além de ter comprovado vasta experiência dos seus responsáveis técnicos no ramo. Toda o investimento na infraestrutura do novo pátio, que oferece área coberta e sistema de monitoramento, vigilância, recepção, além dos equipamentos de guincho, foi realizado pela empresa vencedora do certame licitatório. A prefeitura terá de repasse 56 % de toda a receita proveniente deste trabalho.
São 15 mil metros de área e capacidade para 400 veículos com cobertura. O total de 1/3 da área , cerca de 4.500 mil metros, com capacidade total para 1200 veículos. A estrutura é totalmente monitorada por câmeras de segurança, cerca elétrica e iluminação.
O serviço possui sistema integrado e atendimento simultâneo, permitindo que o usuário possa ser atendido tanto no posto avançado da empresa, localizado na sede da SMT, onde todas as informações serão fornecidas para o trâmite de pagamento e retirada do veículo, como diretamente no pátio. Os valores foram estabelecidos pelo processo de licitação levando em conta as especificidades de cada veículo. O pátio funcionará de segunda a sexta, das 09h às 17h, sem fechar para o almoço, e aos sábados das 09h às 13h.
“Estamos dando solução e proporcionando mais segurança e uma melhor estrutura para esta este serviço porque nosso pátio atual não tem condições para comportar os veículos adequadamente, pois ficam a céu aberto, sofrendo os intemperes do tempo. Será um trabalho conjunto com a empresa vencedora da licitação, e haverá um controle por parte da SMT de todo o processo do início ao fim. Nosso papel será sempre de facilitador, e não de dificultador. Um exemplo disso foi que solicitamos à empresa o funcionamento do plantão aos sábados. Feira é um forte polo comercial, muitas pessoas vem pra cá em busca do comércio e de serviços aos finais de semana. Não seria uma boa atitude reter estes veículos os quais seus condutores cometeram infração até a segunda feira, por isso pedimos que eles montem este serviço aos sábados como já fazemos hoje em dia na SMT”, afirma Maurício Carvalho, superintendente da SMT.
O responsável técnico pela construção do pátio e instalação de todos os serviços da Resoluti, o engenheiro Luiz Cesar Cerqueira, afirma que este serviço vai trazer mais segurança para o usuário. “Temos experiência em remoção de veículos em todo o Nordeste. Já trabalhamos com a Polícia Rodoviária Estadual e Federal, com remoção de veículos em acidentes, em destombamento e guarda de veículos. Nos preparamos para receber os condutores com uma estrutura ampla e acessível, com toda tecnologia e espaço necessários para um atendimento adequado e de excelência. Hoje na Bahia não existe nenhum pátio com a estrutura que nós temos. Disponibilizamos 4 equipamentos de guinchos, um deles para veículos pesados. Ao chegar ao local, o usuário vai estar orientado sobre tudo que precisa para retirar o seu veículo, com o menor desgaste possível”, explica.
A empresa disponibiliza um site onde todas as informações e simulação para pagamentos podem ser acessadas. Para mais detalhes, acesse:
https://sistema.sigv.com.br/consulta-online/resoluti
Fonte: Secom Feira de Santana