Depois de bater o lanterna, América-MG, com um placar elástico no último domingo (6), o Bahia será desafiado em uma sequência de três jogos contra times do G-10. Atlético-MG, Bragantino e Botafogo são os adversários das próximas rodadas na Série A.
A vitória por 3 x 1 contra o Coelho encerrou o segundo jejum de oito jogos na temporada e, de quebra, tirou o Bahia da zona de rebaixamento. No entanto, o momento não é de comemoração. Exceto o Palmeiras, o Tricolor só conseguiu vencer times do Z-4: além dos mineiros, Vasco e Coritiba.
Diante do pelotão de cima, a situação é diferente. Até agora, o Bahia entrou em campo contra equipes que estavam no G-10 – na ocasião – em oito oportunidades. Foram duas vitórias, três derrotas e três empates. Os nove pontos somados em 24 disputados dão ao Tricolor um aproveitamento de 37,5%.
O Atlético-MG será o rival imediato. Na 10ª posição, o Galo tem 24 pontos e, no último fim de semana, encerrou um longo jejum de 10 partidas. Bragantino e Botafogo, por outro lado, estão em ótima fase. O time paulista, em 5º lugar, tem a mesma pontuação do vice-líder, Flamengo – 31 pontos. A equipe carioca, dona isolada da ponta da tabela, soma 44.
De olho na eficácia
Além de segurar o ímpeto dos fortes adversários pela frente, outra saída para levar a melhor nos confrontos é fazer gols – o que estava em falta no Bahia. Antes da vitória sobre o América-MG, o Tricolor estava há três rodadas consecutivas sem marcar, pior sequência do clube em 2023. Além de voltar a balançar as redes, o time fez mais de um gol em uma partida após três meses.
A responsabilidade passa, principalmente, pelos pés do camisa 9. Em entrevista coletiva nessa quarta-feira (9), Everaldo contou como foi conviver com a pressão no último mês. “Não estou contente com os números, principalmente no Brasileiro. Mas tenho certeza que isso vai melhorar. Tenho margem para crescer mais. Fiquei muito feliz pelo gol de domingo, mas não estou satisfeito.”
Everaldo é o artilheiro do time na temporada, com 14 gols. O atacante é também o jogador com mais participações em gol no Bahia em 2023 – além das bolas na rede, são quatro assistências na conta.
Fonte Metro1