A prefeitura de São Sebastião do Passé, na região metropolitana de Salvador, declarou situação de emergência depois que temporal que a atingiu cidade, no último fim de semana, alagou ruas e invadiu casas, afetando mais de 100 famílias.
Em diversos bairros, a altura da água chegou a um metro. Ninguém ficou ferido por conta dos incidentes causados pela chuva, nem há ocorrência de pessoas desaparecidas, entretanto alguns idosos precisaram de atendimento médico por conta do desespero causado pela chuva.
De acordo com a Defesa Civil da cidade, o sábado (6) teve 105mm de chuva em apenas três horas. Esse volume é o esperado para 30 dias. O estado de emergência é válido pelos próximos 60 dias.
Algumas famílias precisaram sair das casas e várias pessoas ficaram ilhadas. Ruas ficaram alagadas e casas foram invadidas pela lama que se formou por conta da água. Muitos moradores perderam móveis, eletrodomésticos e objetos pessoais.
A dona de casa Ana Paula foi uma dessas moradoras. A residência onde ela mora com os quatro filhos, um deles uma bebê de 4 meses, ficou completamente tomada pela lama. O imóvel fica no bairro Irmã Dulce. Ana Paula perdeu sofá, televisão e colchão.
A Defesa Civil informou que deve voltar em algumas residências nesta segunda-feira (8), para fazer vistoria técnica, e há a possibilidade de que algumas famílias precisem sair dos imóveis.
Na Bahia, os meses de abril e maio costumam ser os mais chuvosos no litoral, recôncavo e na região metropolitana.
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que continue a chover no município durante esta segunda-feira (8).