O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luiz Fux, anunciou nesta quarta-feira (30) que a Corte fará a auditoria de urnas eletrônicas em tempo real nas eleições de outubro deste ano – o primeiro turno está marcado para o dia 7; o segundo, para dia 28.
Segundo Fux, a aferição nas urnas eletrônicas acontecerá nas 27 unidades federativas do país enquanto as eleições são realizadas. Os equipamentos a serem verificados serão sorteados para não haver risco de fraudes, informou.
O parecer que autoriza a operação foi aprovado nesta terça (29) pela área técnica do tribunal. De acordo com o presidente do TSE, a auditoria em tempo real era um pleito antigo de estudiosos relacionados à área.
Antes das eleições, as urnas já eram submetidas a testes públicos, de hackers e a outros de confiabilidade. Mas, de acordo com Fux, a inciativa de checagem em tempo real foi tomada “em nome da transparência, legalidade e moralidade”.
Pela manhã, Fux e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), participaram de seminário no TSE sobre a segurança da urna eletrônica para as eleições de outubro deste ano. Técnicos do tribunal mostraram um panorama da informatização do processo eleitoral, além de mitos e verdades sobre a segurança de urnas eletrônicas.
Fonte: UOL