Com mais de 2 mil postos criados em fevereiro, setor consolida papel como motor da economia baiana
O turismo segue como uma das principais engrenagens da economia da Bahia. Apenas em fevereiro deste ano, o setor foi responsável pela criação de mais de 2 mil empregos formais, segundo dados do Ministério do Trabalho. O número representa 10,3% do total de 20,1 mil novas vagas com carteira assinada abertas no estado no período. Quando se considera apenas o setor de serviços, a participação do turismo sobe para expressivos 18%.
Desde o impacto causado pela pandemia, que em 2020 resultou na perda de 19 mil empregos formais no setor turístico, a Bahia vem trilhando um caminho consistente de recuperação. De janeiro de 2021 a fevereiro de 2025, foram criadas 39 mil vagas com carteira assinada na indústria de viagens no estado.
O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, atribui os bons resultados à estratégia adotada pelo governo baiano, que priorizou o turismo como motor de desenvolvimento. “Estamos investindo em promoção dos destinos, qualificação profissional, infraestrutura e ampliação da oferta de experiências. Esses esforços colocaram a Bahia na liderança do turismo nacional”, afirmou.
O otimismo também é compartilhado pelo setor empresarial. Para o presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, os dados refletem o fortalecimento de todo o sistema produtivo, com destaque para o papel do Senac na formação da mão de obra que atua nas atividades turísticas.
Já Marcelo Carvalho, presidente da União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), acredita que os investimentos públicos e privados são os grandes motores da expansão. “O governo vem transformando as belezas naturais da Bahia em destinos turísticos estruturados e sustentáveis, o que fortalece a economia e gera mais renda para os baianos”, pontuou.
A boa fase também é sentida por quem atua na linha de frente. Marcos Almeida, recém-contratado como diretor de Emissivo da operadora Itaparica Tour, destaca o crescimento das zonas turísticas como oportunidade para ampliar e qualificar os serviços. “A cada dia, os destinos estão mais preparados para receber visitantes. Isso abre mercado e gera empregos. O momento é promissor”, celebrou.
Fonte: Redação Portal Rádio Repórter com informações da Ascom/Setur-BA