Salvador foi um dos destinos escolhidos por muitos turistas para o feriadão de 7 de Setembro, quando é celebrada a Independência do Brasil. Diante desse cenário, a taxa de ocupação dos hotéis chegou a 80%, conforme o Conselho Baiano de Turismo (CBTur).
A taxa é considerada boa para Duran, mas ele destaca que a ocupação poderia ser ainda maior.
“Poderia ser melhor nesse momento se não tivéssemos alguns fatores que prejudicam o desempenho do turismo na nossa capital, que é a segurança, ou a falta dela, e o preço das passagens aéreas que estão fora da realidade”, disse o presidente da CBtur.
Sobre a influência da falta de segurança, a produção da TV Bahia solicitou um posicionamento para a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), mas não obteve resposta.
Além da ocupação de hotéis, outro dado considerado positivo é o faturamento de bares e restaurantes, que pode ser de até 50% maior do que em dias normais, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) na Bahia.
“Obviamente que os negócios mais voltados para atender o público soteropolitano, que também viajou para aproveitar o feriadão, eles têm uma queda no seu faturamento. Algo semelhante acontece para aqueles voltados para atender o consumidor no dia a dia, como o almoço do trabalho. No entanto, os estabelecimentos que estão voltados para o seguimento turístico, eles comemoram esta data ainda mais com final de semana de sol aqui na Bahia”, explica Leando Menezes, presidente da Abrasil na Bahia
Por cair em uma quinta-feira, muita gente teve a oportunidade de ter um feriadão e curtir também a sexta e o final de semana. Na sexta-feira (8), o Centro Histórico e a orla da capital ficaram lotados.
Os comerciantes da região ficam animados. Muitos estabelecimentos têm registrado aumento nas vendas. Conforme contou o vendedor Valmir Ferreira.
Com tanto calor, muita gente tem escolhido as praias. O Porto da Barra é uma das praias mais procuradas pelos turistas em Salvador.
O engenheiro de dados Caio Silva e a designer Juliana Gonçalves fazem parte de um grupo de oito amigos que realizam viagens pelo Brasil. Eles fizeram uma enquete e o destino escolhido foi Salvador. Apesar do votação, as opções de lazer da capita baiana também ajudaram na escolha do destino para o feriado.
“O clima, principalmente, as praias e as opções culturais, que são muitas aqui em Salvador”, detalhou Caio, que mora em Goiânia.
Já Juliana, destacou a receptividade das pessoas da cidade.
“A galera realmente recebe você, conversa com você. É um calor diferente do que estou acostumada lá no Sul [do país]”, falou a designer que mora no Rio Grande do Sul.
Fonte g1/Bahia