A Guerra na Ucrânia entrou neste sábado (26) em seu terceiro dia. Explosões foram ouvidas em Kiev horas após o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky alertar sobre a possível tomada da capital. Mas ele garantiu que Kiev ainda está sob controle da Ucrânia. A prefeitura de Kiev informou que haverá toque de recolher entre as 17h e 8h na cidade até 28 de fevereiro.
“Nós resistimos e estamos repelindo os ataques inimigos com sucesso. A luta continua”, afirmou em um vídeo. Zelensky afirmou que o governo vai armar aqueles que quiserem ajudar os militares ucranianos.
Zelensky recusou a oferta do governo dos Estados Unidos para deixar a cidade de Kiev.
O Reino Unido informou que o maior volume de soldados da Rússia está a 30 quilômetros do centro de Kiev e que o espaço aéreo da Ucrânia ainda não foi dominado.
Há relatos de um ataque a uma estação de eletricidade na tentativa de deixar Kiev no escuro e de confrontos nos arredores da cidade.
Pelo menos 198 ucranianos, entre eles 3 crianças, morreram no conflito, segundo o Ministério de Saúde da Ucrânia. O número de feridos é de 1.115, incluindo 33 crianças. As informações são da agência russa Interfax.
Fonte G1