O verão está acabando, mas ainda vai fazer calor pelo país até o início do outono, em 20 de março. Uma nova onda de calor, parecida com aquelas de novembro e dezembro de 2023, chegará ao Brasil na próxima semana e vai elevar os termômetros.
Onda de calor
Durante a próxima semana, uma massa de ar quente vai se fortalecer sobre a área do Chaco Paraguaio e o norte da Argentina. Isso se deve à presença de uma área de alta pressão na atmosfera média, que vai favorecendo a permanência do ar quente sobre essa região. Esse sistema inibe a formação de nuvens carregadas, resultando em um ambiente seco e gradualmente mais quente.
A onda de calor está prevista para ter início na próxima segunda-feira (11) e ir até, pelo menos, a próxima sexta-feira (15).
Segundo o Climatempo, o ar quente e seco vai se expandir por toda a região Sul do país, MS, sul de MT e de Rondônia, Triângulo Mineiro, oeste do RJ e todo o estado de São Paulo, aumentando as temperaturas em 3ºC a 5ºC acima da média.
Em algumas dessas áreas, a temperatura pode aumentar mais de 5ºC acima da média: parte oeste da região Sul, sudoeste do MS e oeste de SP.
A meteorologista Maria Clara Sassaki disse ao g1 que, em algumas regiões, os termômetros podem chegar a máximas perto dos 40ºC. Ela afirmou ainda que o ápice da onda de calor deve acontecer entre quarta (13) e quinta (14).
Chegada do outono
O outono começa no Hemisfério Sul no dia 20 de março, uma quarta-feira, mais precisamente às 00h06, e termina no dia 20 de junho.
A chegada dessa estação é marcada pelo Equinócio de outono, quando o tempo de dia será o mesmo tempo de noite, e conforme os meses passam os dias vão ficando mais curtos.
O outono faz uma transição do verão para o inverno e é caracterizada por temperaturas mais amenas e pela troca de folhas das árvores sazonais, que começam a se preparar para a chegada da estação mais fria do ano.
Fonte g1