Localizada em Feira de Santana, a unidade é referência para toda a macrorregião Centro Leste
A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC) do Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA) completa um ano de atividades. Localizada em Feira de Santana, a unidade é referência para toda a macrorregião Centro Leste, composta por 126 municípios pactuados e uma população flutuante de mais de 1 milhão de pessoas. Durante este período, UAVC modificou a assistência ao paciente com AVC, uma das principais causas de morte e incapacitação em todo o mundo.
De acordo com Dr. Jamyllo Brito, neurologista e coordenador da UAVC, no último ano foram 1080 pacientes internados com AVC no HGCA, destes 404 foram assistidos na UAVC. “A unidade de AVC do Hospital Geral Cleriston Andrade é de extrema importância para a macrorregião Centro Leste, pois permite o atendimento rápido e eficiente aos pacientes que sofrem com o acidente vascular cerebral. Além disso, a equipe multiprofissional presta assistência integral e orientação para reabilitação em domicílio”, pontuou Jamyllo.
Na opinião de Dra. Renata Nunes, coordenadora do serviço de neurologia do HGCA, a unidade de AVC é referência para a realização de tratamento trombolítico desde março de 2022. “Desde então, 80 pacientes que tiveram AVC e chegaram à unidade em menos de 4 horas e meia receberam o tratamento. Com uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos, a unidade de AVC do Hospital Cleriston Andrade oferece todo o suporte necessário para reabilitação aos pacientes”, afirmou Renata.
Para celebrar a data foi realizado um café da manhã que contou com a presença de membros das diretorias Médica, Geral e de Enfermagem, além de coordenadores e colaboradores da unidade. O padre Dom Marcos encerrou o evento com um ato religioso de ações de graças e finalizou com a benção apostólica.
Fonte: ASCOM/HGCA