As Unidades Básicas de Saúde intensificam o acompanhamento à saúde do homem e as ações voltadas para prevenção do câncer de próstata, dentro da campanha Novembro Azul. O público com idade acima de 50 anos tem à disposição solicitação de exames de rotina e PSA (Antígeno Prostático Específico), com livre demanda a serem realizados em 15 laboratórios do Sistema Único de Saúde (SUS).
“As pessoas que possuem algum histórico familiar de câncer podem realizar o exame mais cedo, a partir dos 45 anos. Para tanto, a orientação é procurar a UBS mais próxima à residência”, informa a enfermeira referência em saúde do homem, Isabela Machado.
Câncer de próstata e pênis
Após os exames, os casos diagnosticados da doença serão encaminhados para acompanhamento com urologista na Rede Municipal de Saúde. Isabela alerta que só este ano, entre os meses de janeiro a agosto, foram registrados 127 casos de câncer de próstata e dois de câncer de pênis.
De acordo com a profissional, os homens tendem a procurar menos o serviço de atendimento de saúde e isso dificulta a prevenção de doenças graves, como o câncer. “É importante entender que quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances para cura”, ressalta.
Ação especial para os garis
As UBSs estão empenhadas em todo o município com ações estratégicas em bares, indústrias, postos de gasolina, entre outros locais, em busca de alcançar o público. Parcerias também estão sendo feitas com outras secretarias e instituições, com atividades educativas e preventivas. Entre as atividades programadas, uma ação especial para os garis acontece no próximo dia 14. “Iremos fornecer a realização de exames, atendimento com urologista, orientação nutricional, entre outros serviços voltados ao público”, informa.
Fonte: Secom Feira de Santana