Atividades aconteceram nas USFs dos bairros Pampalona, Campo Limpo, George Américo e Homero Figueiredo
A Rede de Atenção Primária da Saúde de Feira de Santana segue com programações especiais durante todo o mês de outubro, em alusão à Campanha Outubro Rosa e à Semana do Bebê. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde das mulheres e das crianças nos primeiros anos de vida.
Nesta semana, as Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros Pampalona, Campo Limpo, George Américo e Homero Figueiredo promoveram ações voltadas especialmente para as mulheres da região. As atividades incluem palestras sobre a prevenção ao câncer de mama, orientando sobre a importância da realização da mamografia, que pode ser agendada através do aplicativo Feira Conectada. Desde o início de setembro, o serviço de agendamento já registrou mais de 500 solicitações de mamografias.
Além disso, a programação da Semana do Bebê está sendo marcada por uma série de atividades educativas de promoção à saúde infantil e prevenção de doenças. As ações envolvem a realização de salas de espera, atividades voltadas ao incentivo ao aleitamento materno, brincadeiras educativas, massagens relaxantes, verificação de peso e altura para cálculo do IMC, além de atendimentos médicos e de enfermagem.
A coordenadora da Atenção Primária da SMS, Helen Costa, destaca a importância dessas ações integradas para a saúde da comunidade.
“Nosso objetivo é promover o cuidado integral com a saúde das mulheres e das crianças. A Semana do Bebê tem um papel fundamental nesse contexto, pois os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento saudável. Estamos oferecendo um atendimento humanizado e completo, levando informações essenciais e serviços de saúde diretamente à população”, explicou.
A Campanha Outubro Rosa e a Semana do Bebê continuam nas unidades de saúde de Feira de Santana, com atividades programadas para todo o mês, promovendo o bem-estar das mulheres e das crianças.
Fonte: Secom Feira de Santana