Foram vários dias de trabalho intenso, reunindo professores e estudantes do Centro Universitário UniFTC de Feira de Santana. E, em tempos de novo Coronavírus, o resultado não poderia ser mais gratificante em tempos de pandemia do novo Coronavírus: a equipe produziu um túnel desinfetante que deve auxiliar no controle da contaminação entre profissionais de saúde do município. Como parte do Movimento pela Prevenção, o equipamento será entregue à unidade local do SAMU nesta quarta-feira (17), às 10h.
“Trata-se de um equipamento que, instalado em local estratégico de entrada ou saída dos profissionais, reduz o risco de contaminação”, explica o professor Ícaro Argonauta Razera, que supervisionou a execução do projeto. A atividade envolveu seis alunos das disciplinas Instalações Elétricas e Instalações Hidráulicas dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental, mais professores e estudantes dos cursos de Biomedicina e Farmácia.
Além da montagem do equipamento, que tem estrutura metálica e cobertura de lona, medindo 2,10m de altura, 1,0m de largura e 2,0m de profundidade, foram instalados nebulizadores, bomba e recipiente da solução desinfetante, que também foi produzida nos laboratórios da UniFTC.
Ao que tudo indica, esse momento vai marcar a trajetória de Ailton Rios, do 7º semestre de Engenharia Civil. “É uma experiência inigualável. O que me motivou a participar do projeto foi a possibilidade de ajudar a combater esse vírus de alguma forma e contribuir com a sociedade em um momento tão delicado”, afirma o estudante, que assegura estar pronto para outros desafios.
A doação do túnel desinfetante ao SAMU faz parte da proposta da Instituição de promover ações de solidariedade e responsabilidade social, especialmente no momento de uma pandemia. Dentro do Movimento pela Prevenção, já foram produzidos e doados protetores faciais (artesanais e produzidos em impressão 3D), álcool em gel e sabonete líquido. Também foram realizadas campanhas para arrecadação de água sanitária e alimentos.
“Temos consciência de que o momento é muito delicado e precisamos ajudar, principalmente os profissionais que estão na linha de frente”, destaca o professor Cristiano Lôbo, vice-presidente de Operações da Rede UniFTC. O gestor reitera “a parceria profícua e de longa data com o SAMU” e deseja que este equipamento seja de grande valia. Cristiano lembra ainda que que ações semelhantes estão sendo realizadas em outras unidades da Rede, a exemplo de Itabuna, Juazeiro e Petrolina.
Com o mesmo propósito, a Rede UniFTC tem apoiado iniciativas como a da Live da banda Cacau com Leite, que arrecadou alimentos para os artistas baianos, que não têm espaço para se apresentarem desde o início da pandemia do Coronavírus. “Trabalhar a empatia, respeitar o lugar do outro e promover a solidariedade com compromisso social se tornaram práticas comuns para nós”, enfatiza a professora Marcly Amorim Pizzani, diretora da unidade UniFTC de Feira de Santana.
Fonte: Madalena de Jesus