Projeto traz a novidade com a participação de estudantes do primeiro ao quinto semestres dos cursos de saúde.
Está chegando a terceira edição do X-Mission no Centro Universitário de Excelência – Unex, em Feira de Santana, com o tema Tecnologia e Inovação em Saúde. O evento que visa possibilitar que a comunidade feirense obtenha resultados para melhorar o atendimento na saúde através de uma solução inovadora tem o seu lançamento agendado para o próximo dia 20 de setembro, a partir das 19h, no pátio da instituição de ensino feirense e contará com a palestra do médico anestesiologista, Victor Sampaio de Almeida.
Esta terceira edição do projeto de extensão idealizado pela Unex conta com a coordenação da professora Amanda Ponce e coordenação geral do professor e gerente de inovação, extensão e relacionamento com o aluno, Fabrício de Oliveira. A iniciativa prevê a participação de estudantes do primeiro ao quinto semestres dos cursos de saúde, com o objetivo que eles encontrem soluções para questões que envolvem a área na cidade de Feira de Santana. Participarão alunos de todas as áreas da saúde da Unex, como Medicina, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição e Educação Física.
Amanda Ponce acredita que esta é uma edição especial por ter a participação de mais estudantes. Segundo ela, a competição será mais acirrada. “Tenho certeza que, como em todas as outras edições, vamos poder nos deparar com ideias brilhantes e que possam, realmente, ser o início para uma ajuda para a sociedade feirense”, disse. Para o professor Fabrício, este projeto interprofissional é uma “oportunidade única de unir mentes brilhantes e corações empenhados em um único objetivo, o de melhorar a saúde da população. Ele é um convite para todos aqueles que querem fazer a diferença e transformar a saúde pública através da inovação e da ciência”, disse. Os estudantes serão acompanhados por professores que serão os mentores e estarão dando suporte a equipe durante toda a pesquisa e desenvolvimento do projeto.
Reitora da Unex, a professora Marcly Pizzani, acredita que este é um projeto que traz movimento. “Digo e reafirmo que o X-Mission é a cara da Unex e traz toda a essência do nosso DNA. Nossa função é formar profissionais éticos, técnicos e humanos. Essa ação com o X-Mission nada mais é do que diminuir essa distância entre a academia e as necessidades da comunidade feirense”, disse a líder da comunidade acadêmica da Unex.
Fonte: Lorena Souza